terça-feira, 19 de junho de 2012

GOVERNO DO RN LANÇA PORTAL DO TRABALHO E EMPREGO




Sistema permite aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial.

Com o objetivo de auxiliar gestores e conselhos de políticas públicas locais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas lançou na manhã desta segunda-feira (18), o Portal Georreferenciamento de Informações do Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte. O portal fornece em tempo real informações, análises e propostas de ação em relação às questões do mundo do trabalho e ao desenvolvimento, tendo em vista a melhoria das condições de vida, do trabalho e da remuneração do trabalhador.

A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, com presença da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômico - DIEESE.
O Governo do RN implantou o Observatório do Trabalho do Estado com a finalidade de produzir conhecimento sobre o mercado local, como subsídios para a formulação de políticas de emprego, trabalho e renda. O Observatório construiu um conjunto de indicadores, estudos e informações - a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais -, que consolidam uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do Estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte do trabalho do Observatório.

“O portal mostra o mapa de emprego, de oportunidades em nosso Estado, mostra a nossa realidade”, explicou a Governadora Rosalba Ciarlini. “São muitas informações que irão ajudar tanto o trabalhador que está em busca de oportunidade como também ao empresário que quer investir no Estado. O Mais importante é que essa ferramenta vai estimular a geração de emprego e renda”, comemorou.

O sistema permite aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do RN. A partir dele, o usuário tem acesso a informações como, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, seguro-desemprego, qualificação social e profissional (PNQ/PLANTEC), Projovem, intermediação de mão-de-obra e projetos de economia solidária, entre outras. O Portal do Trabalho e Emprego no RN pode ser acessado através dos sites da Sethas (www.sethas.ren.gov.br) ou do Sine (www.sine.rn.gov.br).

“É um trabalho completo, realizado pela primeira vez no Estado sobre geração de emprego e renda. É a oportunidade de ter informações precisas e atualizadas. É um meio de se obter informações sobre o mercado de trabalho no RN e sua evolução. Há toda uma pontuação com relação ao estado com suas micro regiões, um trabalho realmente completo”, disse Luiz Eduardo Carneiro.

O aprofundamento estatístico e analítico dos dados utilizados no sistema foi realizado pelo DIEESE. O georreferenciamento das informações e o desenvolvimento do aplicativo WEB foram realizados em parceria com Instituto Lidas, uma organização paulista que trabalha com informações urbanas e diagnóstico social desde 1988. “A concretização desse trabalho é um sonho realizado”, disse a economista do Dieese, Virgínia Ferreira. “A população tem o privilégio de ter essas informações imediatas, georreferenciadas, com mapas que permitem a realização de qualquer tipo de trabalho técnico ou para o dia-a-dia do cidadão”, concluiu.
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.