domingo, 19 de junho de 2011

MORRO DA MANGUEIRA É OCUPADO PELA POLÍCIA

A mega operação para ocupar o morro da Mangueira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, começou às 6h deste domingo (19), segundo nota oficial da secretaria de Segurança Pública do Estado. O objetivo é preparar o terreno para a instalação da 18ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro. Não há informações sobre confrontos.

Helicópteros das polícias Civil e Militar sobrevoam a região. Muitos moradores acompanham toda a movimentação dos policiais pelas janelas das casas. A situação é de aparente tranquilidade. Todos os acessos estão fechados ao trânsito. 

Policiais dos batalhões do Méier (3º BPM), São Cristóvão (4º BPM) e Tijuca (6º BPM) fazem um grande cerco em toda a região. Enquanto isso, homens do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do BPChoque  (Batalhão de Choque da Polícia Militar) e Companhia de Cães começam a entrar na Mangueira.

De acordo com a secretaria de Segurança, homens do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha e da Polícia Federal também apóiam a ação. A ocupação conta ainda com o  Exército e com a Força Aérea Brasileira. No total, são mais de 750 homens das forças de segurança estadual e federal participando da operação. São usados 14 blindados das policias Civil e Militar e dos Fuzileiros Navais, quatro helicópteros, caminhões, motos, reboques, ônibus e até ambulâncias.
Defensores públicos e policiais da Corregedoria da PM também participam da ação para atender a população em caso de queixas contra policiais. Médicos e bombeiros estão de prontidão caso seja necessário atender feridos.
O mapeamento da região foi concluído na sexta-feira (17).  Pelo planejamento da secretaria de Segurança, além da Mangueira, também serão ocupados o morro dos Telégrafos, Candelária e Tuiuti, fechando o conjunto de favelas que compreende todo o complexo da Tijuca. Com a UPP, 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.
Fonte: r7.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.