domingo, 17 de março de 2013

GOVERNADORA ABRE I FÓRUM DE SEGURANÇA PARA EDUCADORES DO PROERD


O combate aos narcóticos e as ações de repressão e prevenção ao uso de drogas receberam mais um reforço. Na manhã desta sábado (16), a governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de abertura do I Fórum de Segurança para Educadores do Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD), realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Com ênfase no tema de “Pedofilia e uso seguro da internet”, a plateia formada por representantes de igrejas, lideranças comunitárias, promotoria, Polícia Militar e professores da rede pública municipal, estadual e federal tiveram acesso ao conteúdo preparado para livrar crianças e adolescentes dos perigos que envolvem a rede mundial de computadores.
No seu discurso, a governadora falou que “o trabalho desenvolvido pelo PROERD vai às escolas para mostrar o caminho do bem. O combate às drogas, o ponto principal do programa, é uma guerra e nós queremos ajudar a quem está no descaminho. Vocês instrutores são verdadeiros anjos da paz na construção de um mundo onde se pode sonhar e realizar coisas boas da vida. Este trabalho continuará a ser ampliado para outras cidades para prevenirmos os nossos jovens”, declarou.

PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi implantado no Brasil há 20 anos, mas no Rio Grande do Norte foi efetivado no ano de 2002. No início, a primeira turma contou com apenas cinco policiais e atendeu 100 crianças e jovens. Atualmente, o programa conta com mais de 210 homens e atende, anualmente, 50 mil jovens. Ao todo, o Proerd já ultrapassa a faixa de 350 mil jovens atendidos, dos quais 85 mil nos últimos dois anos.

O primeiro veículo específico para o programa foi adquirido em 2003, mas desde o início da atual gestão, o programa já recebeu cerca de 25 carros e 15 motos, que atuam em conjunto com o programa Ronda Escolar.

O PROERD/RN é homologado pelo Drug Abuse Resistance Education (DARE), programa que proporciona às crianças as habilidades necessárias para evitar envolvimento com drogas, gangues e violência.

O Programa atua em conjunto com o RN Vida, lançado em agosto de 2012, e é coordenado pelo Governo do RN em parceira com Assembleia Legislativa do RN, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do RN, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Polícia Federal no RN, entre outros.

O Programa RN VIDA criou uma rede articulada para enfrentar o uso e o tráfico de drogas no estado. Apoiado em quatro pilares de atuação - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico - o programa visa o enfrentamento às drogas congregando as atividades das Secretarias de Estado e entidades parceiras públicas e privadas.

Por Redação Assecom


Nenhum comentário:

Postar um comentário