Enquanto muitos aproveitavam
as praias e festas durante o carnaval, o Governo do Estado publicou na edição
do último sábado (de carnaval) do Diário Oficial do Estado (DOE) o resumo do
contrato da Assessoria de Comunicação Social (ASSECOM), que destinará R$ 25
milhões para a “prestação de serviços de publicidade”.
Segundo o contrato, assinado
no dia 28 de fevereiro, pelo secretário de Comunicação, Paulo Araújo, e com
duração até 27 de fevereiro do próximo ano, os R$ 25 milhões serão pagos às
agências ART & C Comunicação Integrada LTDA., Base Propaganda LTDA., Criola
Propaganda LTDA., DOIS A Publicidade, FAZ Propaganda LTDA., RAF Comunicação e
Marketing LTDA; como o objetivo de “divulgação de Ações Governamentais”.
A “torneira” para gastos com
publicidade, vale lembrar, foi aberta depois de um pronunciamento feito pelo
deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, em que ele criticou o anúncio do
Governo Rosalba Ciarlini de gastar R$ 4 milhões para campanhas educativas do
Detran/RN. Isso porque, enquanto anunciava despesas nessa ordem, a atual gestão
estadual manteve uma dívida de distribuição de sementes para agricultores do
interior do RN.
Segundo Mineiro, a dívida de
2013, em torno de R$ 3 milhões, com a empresa que ganhou a licitação para a
venda de sementes, ainda não foi paga, e como a mesma empresa será a
distribuidora de sementes este ano, condicionou a entrega do produto ao
pagamento.
“O governo ainda não começou
a distribuição aos agricultores. Já houve nova licitação, para esse ano, mas a
empresa só entregará o produto ao governo, se for paga a dívida do ano passado.
Olhe que situação, a dos agricultores que já estão preparando as suas teras e
dependem do governo para plantar”, afirmou Mineiro.
O deputado estadual
questionou os gastos com propaganda e publicidade num momento em que além da
falta de pagamento para o fornecimento de sementes, há precariedade em serviços
como a educação, a saúde e o funcionamento de setores como um todo.
Inclusive, Mineiro não é o
único parlamentar estadual a criticar os gastos do Governo do Estado com
publicidade. O deputado Kelps Lima, do Solidariedade, inclusive, já apresentou
até um projeto de lei que visa proibir os gastos com publicidade pessoal. Ou
seja: limitaria os gastos públicos com propagandas que, exclusivamente,
tivessem caráter educativo, de divulgação das potencialidades turísticas do
Estado ou de melhorias para a qualidade de vida da população, como são os casos
das campanhas de trânsito.
Fonte: Jornal de Hoje
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