quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GIRO PELA NOTÍCIA


PROTESTO
A Sinmed/RN realizará no próximo sábado a marcha "Fio de aço". A marcha surge após grande repercussão de um vídeo feito pelo médico Jeancarlo Cavalcante mostrando a falta de um fio de aço para realizar uma cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel, e tem por objetivo cobrar do governo estadual melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

POR DETRÁS DOS FATOS
Na crise envolvendo a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o PMDB pode estar um problema, digamos, prosaico: a briga pela conta da publicidade  institucional  da  administração.    A  agência    Crioula,   da  filha do presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, irmão do ministro da Previdência, Garibaldi Filho. A disputa judicial existe desde maio do ano passado.  Depois que ela começou só aumentou o fosso entre governo e PMDB, especialmente o chamado “PMDB do G”. Não quero aqui afirmar que a crise entre aliados seja por isso. Mas esse pode ser mais um aspecto que explique a insatisfação. Afinal, em nossa cultura política nenhum homem público gosta de ver um dos seus sendo “desprestigiado”. Essas coisas costumam virar questão de honra. Também seria ingênuo dizer que Garibaldi quer deixar o governo só porque a administração estadual vai mal. Aos poucos vão surgindo fatos que mostram que o rompimento não tem apenas uma explicação, mas várias. Está aí mais um elemento que explica a crise.

BRIGA DE CACHORRO GRANDE ...
A julgar pelos nomes que começam a pintar para a Câmara Federal deveremos ter uma briga de cachorro grande pelas oito vagas do RN. Dos atuais deputados, seis com certeza disputarão à reeleição  e uma turma forte vai entrar na disputa. Surgem cotados para a Câmara Federal, a ex-prefeita Fafá Rosado (DEM), o ex-prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), que também pode ir para o Senado. Fora da categoria ex-prefeito ainda temos o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho (PSDB), o filho do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), Rafael Motta (PP), e o deputado Fernando Mineiro (PT).

NONA VAGA
A disputa pela Câmara dos Deputados pode ter um novo fator: o surgimento da nona vaga. Pela Constituição, um estado com 3 milhões de habitantes como o RN tem direito a 9 vagas. O problema é que essa vaga  em que sair de alguém. O processo que daria uma nova vaga ao RN está parado no TSE. No início de 2010, o ministro Arnaldo Versiani tentou trazê-lo para a pauta, mas ficou combinado que ficaria para ser analisado até setembro deste ano. Vamos aguardar o que dizem os ministros.

CRISE À VISTA
A governadora  Rosalba  Ciarlini  (DEM)  vetou  todas  as  emendas  dos deputados estaduais. A chefe do Executivo estadual está procurando sarna para se coçar. Se os parlamentares estão dando trabalho por questões nada republicanas que a governadora denuncie isso. Teve governador que já fez gravações e mostrou esse tipo de pressão no Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.