terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SISU APROVA 1.395 CANDIDATOS NA UFRN; PRIMEIRO LUGAR É DE PSICOLOGIA


O medo da invasão de estudantes sulistas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) promovido pela UFRN foi desmistificado após o resultado divulgado na tarde desta segunda-feira (14). Quase 90% dos aprovados são potiguares, incluindo o primeiro lugar geral, estudante do curso de bacharelado em Psicologia.

Entre os aprovados, 88,2% são alunos de escolas potiguares, contra 11,8% de estudantes de outros Estados da Federação. O primeiro lugar geral foi Luís Felipe Bezerra Lopes, estudante de Psicologia. Seu argumento foi de 812,30 pontos - bem acima da média de 500, computada na estreia deste sistema de seleção. O segundo lugar geral foi Ana Eloisa Melo Novaes, com nota 809,60 para a graduação de Química do Petróleo; e o terceiro lugar foi Jacqueline Avelino Oliveira, com a nota 804,52 para Tecnologia da Informação.


As vagas nos 55 cursos oferecidos pela UFRN neste primeiro semestre de 2013 totalizam 50% do total de vagas, sendo a outra metade preenchida através do vestibular tradicional. No segundo semestre, a UFRN deve oferecer mais 2.454 vagas, mas desta vez, preenchidas apenas pela 2ª fase do Sisu, com previsão para acontecer em junho. Dispõe vagas para esta fase todos os cursos que tem vagas exclusivas para o segundo semestre, como no caso de medicina e direito.

Na porcentagem contabilizada para o segundo semestre, haverá ainda 12,5% reservada às cotas para escolas públicas, para negros, pardos e índios, e para alunos de baixa renda, como aconteceu no primeiro semestre deste ano.



Novos Feras
Uma das novas feras aprovadas na UFRN nesta segunda-feira (14) foi a jovem Ingryd Daiane, de 18 anos, caloura de Ciências Sociais 2013.1. Daiane, que mora em São Gonçalo do Amarante com a família, conta que estudou a vida inteira em escolas públicas, e que essa foi uma grande conquista. "Eu estava no meu segundo ano de vestibular. Fiquei muito triste devido a reprovação, mas com esperança do resultado do SISU, especialmente pelo resultado da minha redação, que foi 9,4", afirmou a jovem, que ficou sabendo da aprovação às 8h, após ser acordada pelo namorado com a notícia. "Não vai ter churrasco, mas com certeza haverá comemoração", garantiu.

Matrículas
O resultado da primeira chamada foi divulgado nesta segunda-feira, 14, e o da segunda chamada está previsto para ocorrer em 28 de janeiro, no site do SiSU e das instituições. Os aprovados na primeira chamada farão o cadastramento nos dias 18, 21 e 22 de janeiro de 2013; na segunda chamada, o período de 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013.

Este ano, cadastro e matrícula serão feitos juntos. Para os alunos aprovados em Natal, o processo será realizado no Ginásio Poliesportivo do Campos da UFRN, entre 8h e 11h30 e 13h e 17h. Os alunos aprovados no interior devem procurar o Campus da UFRN mais próximo, nos horários entre 8h e 11h, e 14h e 17h.

Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma de conclusão do ensino médio, identidade, CPF, quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

Saiba mais
A seleção do Sisu é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. O edital do Sisu também está disponível no site do Prograde: www.prograde.ufrn.br

O Sisu - sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo, ofereceu 1.395 vagas no vestibular 2013.1 da UFRN, com preenchimento total.
.
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.