quinta-feira, 17 de outubro de 2013

UERN SUSPENDE PSV NOS NÚCLEOS AVANÇADOS



O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou por 18 votos a favor, nenhum contra e três abstenções, a suspensão da oferta de vagas iniciais do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 para os 11 Núcleos Avançados de Educação Superior.

O colegiado seguiu a orientação do Conselho Estadual de Educação que decidiu ser necessária uma reavaliação da fórmula adotada em 2002, quando as vagas dos núcleos passaram a ser ofertadas. “ 

Atualmente, o Conselho vem compreendendo que cada curso deverá ter seu reconhecimento”, afirma a Pró-Reitora de Ensino, Inessa Linhares, explicando que isso implica em corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura.

Outro aspecto que provocou a necessidade da suspensão, conforme relatório apresentado pela professora Inessa, é a questão da baixa demanda no PSV e a evasão em relação a alguns cursos. Ela citou como um dos exemplos, o curso de Turismo da cidade de Areia Branca que teve um número de inscritos no PSV 2013 menor que o de vagas ofertadas e apenas nove alunos se matricularam. “Desde que foi criado esse curso teve 72 diplomados e 106 desligados. É uma evasão muito grande”, frisou.


Por outro lado, o Núcleo de Caraúbas foi considerado um sucesso pela demanda no PSV e permanência do aluno até o fim do curso. Mesmo assim, o núcleo terá que se enquadrar dentro das exigências do Conselho Estadual de Educação.

Na exposição de motivos, a Pró-Reitora defendeu a suspensão da oferta de vagas para fazer um planejamento estratégico, respeitando as demandas de cada um dos municípios. “ Não podemos ter sobreposições de cursos. Existem alguns núcleos em cidades que tem campi da UFRN e do IFRN”, destacou. Além disso, há o Fórum de Expansão das Instituições de Ensino Superior do RN formado pela UERN, IFRN, UFRN e UFERSA que está estudando a interiorização do ensino superior.

O Reitor Pedro Fernandes ressaltou que a medida é necessária por conta da determinação do Conselho Estadual de Educação. “Queria muito estar aqui criando núcleos, chegando a todos os municípios, mas estamos diante de uma situação com várias questões. Por muitos anos a questão social esteve acima de tudo, mas precisamos de um tempo para resolver os problemas acadêmicos e operacionais”, disse, frisando que não se trata de extinção dos núcleos, mas de se repensar a política de interiorização da UERN.

Durante a reunião ficou bem claro que os cursos com turmas já formadas irão até o fim. “Temos aulas previstas para até 2021. É preciso lembrar que essa é uma situação temporária”, acrescentou.

Uma comissão foi criada para tratar da reformulação dos núcleos Foram indicados a pró-reitora Inessa Linhares, o professor Ivanaldo Gaudêncio (professor do Departamento de Ciências Contábeis), Luís Marcos Guerra da Faculdade de Educação Física que será o presidente da comissão, Francisco Dantas Medeiros (de Ciências da Computação deCampus de Natal) representando os campi e o estudante de comunicação social Saulo Vale que representa os alunos.

Medicina e PSV - O CONSEPE adiou a votação da ampliação das vagas de Medicina de 26 para 60 e também a aprovação das vagas para todos os cursos no Processo Seletivo Vocacionado- PSV. Os dois pontos foram retirados da pauta para diligências. A UERN quer ofertar nova turma de Medicina já no próximo PSV. Por isso, a transferência também dessa votação.

O CONSEPE deve se reunir até o fim do mês para votar esses dois assuntos.
Fonte: UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.